quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sua sogra é ??

Boazinha, encrenqueira, zangada, gente boa...?! Como é a sua sogra??

A minha é um amor, uma mãe mesmo, sem nenhuma demagogia!! Amo minha sogra, me preocupo com ela e ela comigo, ela faz parte da minha família assim como minha mãe!!

Sei que minha relação com ela é uma enorme excessão. A maioria das pessoas não gosta de suas sogras, não sei se estou certa, mas acho que os homens tem mais problemas com elas... Agora de onde vem essa relação estremecida?

Segundo estudos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra (Sim, fizeram um estudo sobre isso) 60% das crises familiares ocorre entre sogras e noras (Errei!). Diz uma psicóloga que esta é a mais complexa das relações. E eu concordo, afinal elas criaram seus filhos (as) ali, debaixo da saia e derrepente vem alguém e tira o passarinho do ninho...

Mas nem por isso a relação Sogra X Nora ou Sogra X Genro precisa ser difícil...

O Papo de esposa te dá o caminho das pedras pra você e sua sogrinha se darem super bem!!

#1-  Procure escutar mais que interferir. Tenha uma escuta ativa, procurando não julgar, apenas ouvindo, pois sogra fala demais, não fala?!

#2- Faça recapitulações, do tipo "então a senhora está me dizendo isso e isso?". Repetir algumas frases ditas pela sogra confirma que você está atento (a).

#3- Procure falar no mesmo ritmo e tom de voz de sua sogra. Quando acompanhamos a timbragem de voz, geralmente a outra pessoa se sente mais acolhida.

#4- Olhos nos olhos. Quando estiver conversando, procure se posicionar no mesmo nível que ela. É importante estarem na mesma altura.

#5- Seja curioso (a). Tenha interesse em saber mais sobre as opiniões, crenças e valores de sua sogra. Ela provavelmente irá compartilhar algumas coisas muito interessantes.

#6- Regra dos 101%. Mesmo que você não concorde com nada do que ela diz, foque em pelo menos 1% do que você acredita e seja válido para você e “patine” nisto.

#7- Veja somente os lados positivos de sua sogra. Com certeza deve existir alguma coisa nela que seja admirável, não é mesmo? Pelo menos ela gerou alguém que você ama demais. Agradeça-a.

Agora o melhor... Sete frase que você NUNCA deve falar para sua sogrinha odiada amada!!

*1- “Você está errada”. Ninguém está errado, todos temos um modelo de mundo que acreditamos e é verdadeiro. Vamos respeitar.

*2- “Quem manda aqui sou eu!”. Não seja autoritário (a). E lembre-se de que em algumas culturas a sogra tem muito valor de opinião.

*3- “Sua filha (ou seu filho) é muito melhor que a senhora”. Evite comparações.

*4- “Credo, que comida horrível!”. Cuidado com o veneno na próxima refeição...
*5- “A senhora tá uma gata hoje!”. Não exagere nos elogios, ok? Respeite sempre.

*6- “©ƒ†?&d;¥†®´£¢´ß烬øª”. Evite palavrões.

*7- “______________”. Evite o silêncio. Se comunique.

Agora conta vai?! Como é sua relacão com sua "Sogritcha"??

Beijos,

Cy Barreto... A esposa!!

2 comentários:

  1. Sempre achei o relacionamento Sogra x Nora, fosse o mais complicado e pela pesquisa não me enganei né.
    Primeiro porque são mulheres consequentemente são competitivas, segundo porque tem a questão do filho que é dela, ela quem gerou, cuidou blá, blá enfim, agora entra a nora na história e tem que dividir essa atenção o carinho...

    Sinceramente, minha relação com a minha sogra é complicadíssima, nunca conheci ninguém igual á ela (não sei se aguentaria uma dose dupla dela rs..), tento me policiar sempre pra manter uma relação familiar saudável, mas olha, é difícil viu muuuito difícil, mas não impossível.

    Por isso, tudo que faço por ela é por causa do meu esposo, afinal de contas é a mãe dele e eu tenho que no mínimo respeitar né.

    Gostei do Post.

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Moro perto da minha sogra e vou dizer para voce é um saco,fica fiscalizando o dia inteiro,se min ver dez vezes no dia pegunta se tá tudo bem,mas na verdade tá curiosa para saber da nossa vida,se ela podesse não saia da minha casa,mais ponho o meu limite,gosto dela mais uma coisa não tem nada a ver com a outra,saber respeita os limetes é sempre bom tem sogra que não se toca e não é só com sogra as mães tambem passam do limite a minha por exenplo mostrou as assinhas dela de sogra rs logo no dia do casamento enfim longa historia acho que nem um casal tem que deixa sogra e mãe se meterem porque sei de muitos casamentos que acabaram por esse motivo seja amiga mais ponha limetes.BEIJINHOS e cuidado com as sogras rsrsrsrs

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita, volte sempre!!